A responsabilidade de educar filhos é dos pais. Escolas, igrejas, vizinhos e outros podem ajudar (ou não!), mas os pais foram encarregados pelo Criador com a responsabilidade pela educação. Não devem fugir dessa tarefa.
Deus disse: “Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele” (Provérbios 22:6). Esse provérbio não é uma garantia absoluta do resultado, pois os filhos têm livre arbítrio e a opção de se rebelar contra a educação dos pais, mas certamente coloca os pais na posição de guias para os filhos.
O apóstolo Paulo escreveu: “E vocês, pais, não provoquem os seus filhos à ira, mas tratem de criá-los na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6:4). Muitos pais recusam orientar os filhos em questões espirituais, mas a palavra de Deus trata tal instrução como responsabilidade dos pais. Não devemos ser negligentes!
Além dessas e várias outras instruções específicas nas Escrituras, encontramos diversos exemplos de pais educando seus filhos. Deus demonstrou confiança que Abraão seria um bom pai porque ele foi fiel ao Senhor (Gênesis 18:19). José e Maria foram escolhidos para guiar o próprio Jesus desde o berço. Eunice foi citada por sua influência espiritual na vida do seu filho Timóteo (2 Timóteo 1:5; Atos 16:1-2). Para servir como pastor, um homem precisa governar bem sua casa e criar seus filhos sob disciplina (1 Timóteo 3:4-5).
Pensando nesse papel dos pais, consideremos uma ilustração interessante: “Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos da sua mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando enfrentar os seus inimigos no tribunal” (Salmo 127:3-5).
A figura das flechas é fascinante. Um guerreiro na Antiguidade não comprava flechas fabricadas em grandes máquinas. Ele teria de escolher, cortar e formar os gravetos retos, acrescentar a ponta e as penas usadas para controlar o voo da flecha. Na hora de usar, teria de mirar bem e lançar a flecha com habilidade para acertar o alvo.
Pais precisam formar seus filhos, preparando-se para lançá-los na direção dos alvos, objetivos bem definidos. Isso exige preparo, disciplina, habilidade e dedicação. A recompensa é grande, pois os pais trabalham sabendo que terão filhos para protegê-los quando precisarem.
Pais, preparem bem suas flechas e mirem com precisão o alvo!
-por Dennis Allan
Fonte: estudosdabiblia.net
Link da postagem original aqui