“Aquele, pois, que desrespeitar um destes mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado mínimo no Reino dos Céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no Reino dos Céus. Porque eu afirmo que, se a justiça de vocês não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrarão no Reino dos Céus” (Mateus 5:19-20).
Quando um padre ou pastor chega ao local de uma conversa qualquer, o tom e até vocabulário das pessoas mudam? Quando uma pessoa aflita encontra um desses religiosos, ela pede orações ou talvez uma bênção? Tais comportamentos ilustram a opinião popular de que líderes espirituais estejam mais próximos a Deus do que as pessoas “comuns”.
Não foi diferente no tempo de Jesus. Os líderes religiosos foram respeitados como pessoas dedicadas ao Senhor, e até temidos por causa da sua influência na comunidade (observamos um exemplo disso em João 9:13-34). Esses líderes, vistos como o padrão de justiça, até falsamente acusavam Jesus de não guardar a lei. O povo ficava confuso e dividido. Como Jesus responderia diante desse cenário? As palavras dele, certamente, foram surpreendentes.
Jesus não incentivou desrespeito pela lei. Pelo contrário, ele frisou a importância de obedecer a todos os mandamentos. Nisso, ele não negou que ele veio para cumprir a lei e dar uma aliança superior (Mateus 5:17-18; Jeremias 31:31-34; Hebreus 8:6-13), mas este novo testamento entraria em vigor somente após a sua morte (Hebreus 9:15-17). Durante o ministério de Jesus, a lei dada por meio de Moisés continuava em vigor. Desrespeitar a lei seria desrespeitar o Senhor que a revelou. O judeu que não respeitava a primeira aliança quando ela vigorava não seria um cristão obediente à nova aliança que Cristo anunciou.
Mateus 5:20 traz uma surpresa para os ouvintes. Jesus disse que os cidadãos do reino dele teriam de ser muito mais justos do que os líderes religiosos que o povo respeitava! Exceder a justiça dos escribas e fariseus como? Em quantidade? Se os fariseus jejuavam duas vezes por semana, os cristãos teriam de jejuar três? Se os escribas davam dez por cento (10%) da sua renda, os discípulos de Jesus dariam vinte? Esse não é o ponto. Os seguidores de Jesus teriam de ser mais justos porque seu serviço começaria com o coração, e não com as rigorosas tradições dos religiosos. A partir de Mateus 5:21, Jesus explicará a qualidade da justiça que ele exige.
-por Dennis Allan
Fonte: estudosdabiblia.net
Link da postagem original aqui