Home Ensinamentos de Jesus Sermão do Monte – Limpos de coração verão a Deus (parte 10)

Sermão do Monte – Limpos de coração verão a Deus (parte 10)

by Diario

“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.” (Mateus 5:8).

Para chegar a Deus, é necessário ter um coração limpo, puro, sem mistura ou mancha. Mas quem tem esse coração? Jesus ensinou a necessidade de perfeição moral para entrar no seu reino? Claro que não, pois ele mesmo disse que veio chamar pecadores, e não as pessoas que já se julgavam justas (Marcos 2:15-17).

Embora seja verdade que ele oferece a purificação dos nossos pecados (1 João 1:7-9; Tito 2:14), as qualidades descritas nas bem-aventuranças são características escolhidas pelos próprios sujeitos que reconhecem sua necessidade e anseiam estar na presença de Deus. Considerando a pureza de coração desta perspectiva, percebemos que se trata de uma atitude necessária para chegar a Deus.

Em vez de pensar na pureza como perfeição moral ou como resultado da justificação em Jesus, devemos perceber que o Senhor exige a singeleza do coração que foca toda a sua atenção no único objetivo importante: estar com Deus. Mais tarde no mesmo sermão, Jesus mostrou que esse coração seria acompanhado por olhos bons que recebem a luz (Mateus 6:22-23). Na Parábola do Semeador, ele falou de um coração bom e reto que permite que a palavra penetre e frutifique (Lucas 8:15).

O pequeno livro de Tiago esclarece esse sentido de um coração focado no Senhor. Ele disse que a pessoa que fica na indecisão espiritual (tradução: “ânimo dobre” na ARA2) não receberá nada do Senhor (Tiago 1:7-8). A solução para os indecisos (novamente, os de “ânimo dobre” na ARA2) é limpar o coração (Tiago 4:8). Esse contraste entre o coração duplo, dividido ou indeciso e o coração simples ou puro explica o desafio que Jesus lançou. Para ver o Senhor, precisamos abandonar a dúvida e focar completamente na confiança em Deus.

A pessoa de coração puro e focado rejeita a falsidade na sua busca de Deus: “Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem faz juramentos com a intenção de enganar. Este receberá do Senhor a bênção e a justiça do Deus da sua salvação. Esta é a geração dos que o buscam, dos que buscam a face do Deus de Jacó” (Salmo 24:3-6).

Temos corações puros que só desejam a verdade do Senhor e a bênção de estar na presença de Deus, ou continuamos divididos e indecisos? As únicas pessoas que entram no reino do céu são as de coração limpo.

-por Dennis Allan

Fonte: estudosdabiblia.net

Link da postagem original aqui

You may also like

Leave a Comment