Diversos músicos tocando seus instrumentos isoladamente jamais teriam o mesmo impacto de uma bela apresentação de uma orquestra sinfônica. Da mesma maneira, abordagens às bem-aventuranças que isolam algumas expressões e até ignoram outras nunca terão o impacto pretendido por Jesus. Ele introduziu seu famoso Sermão do Monte com uma série de expressões que precisam ser compreendidas como um conjunto harmonioso (Mateus 5:3-12). Os músicos podem aperfeiçoar seu uso de cada instrumento, mas a beleza da apresentação depende do conjunto. Podemos examinar as bem-aventuranças versículo por versículo, mas jamais devemos isolar uma qualidade ou outra. Jesus descreve o caráter do cristão em um conjunto de qualidades essenciais.
Cada expressão nessa lista apresenta a mesma estrutura: “Bem-aventurados…porque…”, e assim observamos a harmonia tanto nas qualidades descritas como nas bênçãos prometidas. Quando ele diz “porque deles é o reino dos céus”, “porque serão consolados”, “porque herdarão a terra” etc., não devemos desmontar o texto e procurar ganhar uma bênção ou outra. As bênçãos, como também as qualidades descritas, formam um conjunto indivisível. Todas as expressões usadas descrevem aspectos da comunhão com Deus, o alvo principal para todos os servos do Senhor. Erramos ao interpretar qualquer dessas expressões isoladamente.
Podemos imaginar a harmonia de uma orquestra na voz de Jesus pronunciando uma bênção após outra. As pessoas que demonstram o caráter que ele ensina receberão o reino dos céus, onde serão consolados como herdeiros da terra (filhos do dono), alimentados na misericórdia divina na presença do seu Pai, porque são herdeiros do próprio reino dos céus e recebem sua recompensa celestial.
Esse lindo conjunto de bênçãos é concedido exclusivamente às pessoas que desenvolvem o conjunto de qualidades descritas nos mesmos versículos. Jesus quer todas essas características em nossas vidas, e nos promete todas as bênçãos citadas. Nada de escolher partes e satisfazer nossas preferências. Jesus Cristo nos chama à integridade espiritual, à perfeição do caráter divino.
Quando Jesus andou nas colinas da Galileia, ele apresentou ao vivo a natureza de Deus. Ele chamou seus discípulos a serem seus imitadores, e ainda nos chama para moldar nosso caráter para nos conformar à santidade e perfeição do nosso Senhor. Vamos refletir sobre cada expressão pronunciada por Jesus para sermos seus imitadores.
-por Dennis Allan
Fonte: estudosdabiblia.net
Link da postagem original aqui