Um pote rachado e outro perfeito eram usados por um carregador para levar água do poço até a casa de um mestre. Devido à sua rachadura, o pote rachado sempre chegava pela metade ao destino, o que muito o entristecia. Assim foi por muito anos em suas idas e vindas.
Por cumprir sua função com louvor, o pote perfeito sempre se orgulhava por sempre entregar uma quantidade maior de água, quando comparado com seu colega defeituoso. Devido à sua deficiência, o pote rachado se retraia e se envergonhava, sentindo-se miserável por não ser capaz de realizar o trabalho completo que deveria fazer.
Um dia o pote rachado decidiu externar sua tristeza e, A beira do poço, falou ao carregador: “Sabe, senhor, eu ando muito envergonhado, e peço-lhe desculpas.”
“Mas desculpas pelo quê?” Perguntou o homem. – “De que estás envergonhado?” completou.
“Acontece que nesses anos todos eu fui capaz de entregar apenas a metade da quantia de água que eu poderia carregar, isso devido à essa rachadura no meu lado a qual faz com que a água vaze por todo o caminho até a casa de teu mestre. Por causa do meu defeito, tens que fazer todo esse trabalho, e não ganhas o salário completo dos teus esforços”
O homem ficou triste pelo sentimento do velho pote, e disse-lhe amorosamente: “Quando retornarmos para a casa de meu senhor, quero que admires as flores ao longo do caminho.” (De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou flores selvagens ao longo de todo o caminho, e isto alegrou-o).
Ao fim da estrada, o pote rachado ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas novamente ao homem por sua persistente falha.
Disse o carregador ao pote: “Notaste que pelo caminho só havia flores no teu lado? Eu, ao conhecer teu defeito, transformei-o em algo útil: Lancei sementes de flores no teu lado do caminho, e todos os dias, enquanto voltamos do poço, com a água que vaza da tua rachadura, você tem regado as flores. Por sua causa, por todos estes anos eu pude colher flores para ornamentar a mesa de meu mestre. Se você não fosse do jeito que é, meu mestre não teria belas flores enfeitando a sua casa.”
“Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.”
1 Coríntios 1:27.