Home Ensinamentos de Jesus Sermão do Monte – Tradição vs Verdade (parte 17)

Sermão do Monte – Tradição vs Verdade (parte 17)

by Diario

“Vocês ouviram o que foi dito aos antigos…”(Mateus 5:21).

Depois de desafiar seus discípulos a fazerem melhor do que os líderes religiosos, Jesus apresenta uma série de seis contrastes entre “o que foi dito” e a palavra dele. Veremos os assuntos específicos desses contrastes nas próximas reflexões. Antes de fazer isso, precisamos pensar na natureza dos contrastes.

A fórmula empregada por Jesus é de confronto entre ideias: Ele fala sobre o que foi dito (Mateus 5:21,27,31,33,38,43) e, depois, responde com as palavras: “Eu, porém, lhes digo” (5:22,28,32,34,39,44).

Algumas pessoas interpretam as palavras de Jesus como confronto entre a lei do Antigo Testamento e o evangelho de Jesus. Nem a natureza do ensinamento e nem o contexto (não podemos ignorar os versículos anteriores) apoiam essa interpretação. A lei dada no monte Sinai foi dada por Deus. Mesmo entendendo que os mandamentos em si não estão em vigor hoje, os princípios eternos por trás deles continuam intactos. Mesmo quando Jesus cita palavras encontradas na lei, ele está confrontando as interpretações tradicionais, principalmente as doutrinas dos fariseus, que distorciam o significado da palavra de Deus.

Durante os poucos anos que Jesus andava pregando, o ensinamento dele se chocou várias vezes contra as tradições dos fariseus e escribas. Jesus confrontou esses líderes diretamente quando disse: “Rejeitando o mandamento de Deus, vocês guardam a tradição humana…Vocês sempre encontram uma maneira de rejeitar o mandamento de Deus para guardarem a própria tradição” (Marcos 7:8-9). Em outra ocasião, ele os repreendeu fortemente: “Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês são semelhantes aos sepulcros pintados de branco, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! Assim também vocês, por fora, parecem justos aos olhos dos outros, mas, por dentro, estão cheios de hipocrisia e de maldade” (Mateus 23:27-28). Jesus não estava se colocando contra os mandamentos de Deus, e sim contra as tradições humanas que pervertiam a vontade de Deus.

Quando estudamos os contrastes de Mateus 5:21-48, observamos outro ponto de grande importância. A linguagem de Jesus não esconde sua autoridade divina. Não importa a posição da oposição, ele diz: “Eu, porém, lhes digo”. Ele não perdeu tempo com os pormenores de debates rabínicos, porque ele, Deus em forma humana, falou com autoridade!

-por Dennis Allan

Fonte: estudosdabiblia.net

Link da postagem original aqui

You may also like

Leave a Comment